quinta-feira, 28 de julho de 2016

Um resumo das andanças desse ano

Em março de 2011 foi a primeira vez que pisei em terras francesas. Peguei o avião sozinha em direção à Lisboa e de lá peguei outro voo à Paris. Foi amor a primeira vista! Eu sempre tive grande interesse por essa terrinha, especialmente pelas músicas, cultura e gastronomia, mas ao botar meus pés todo esse sentimento de admiração virou obsessão e eu coloquei na minha cabeça que eu precisava morar lá! Como eu de fato fui parar lá é história pra outro post, mas a questão é, eu fui pra lá!

No fim de agosto de 2015 eu peguei minha malinha e parti para Grenoble para morar e estudar, seguindo minhas vontades e meu sonho. Eu sabia que seria difícil mas eu não fazia ideia que eu estava desembarcando em um dos períodos mais difíceis da minha vida, muitos falaram para eu desistir, que não valia a pena tanto desgaste, mas hoje eu vejo como eu cresci e talvez tudo aquilo que aconteceu tivesse que acontecer para que eu aprendesse certas coisas. Eu fiz um breve resumo desses meses, separei o ruim do bom.

Sobre meus pequenos pesadelos: eu despi sentimentos que achei não ter mas que estavam adormecidos em mim, esperando apenas aquele momento para aparecer. Fui sufocada por crises de ansiedade, daquelas que te pegam ao acordar, ao entrar no ônibus para ir à Universidade e dentro da sala de aula, que sufocam seu peito, te fazem achar que respirar é difícil e transformam tarefas cotidianas em trabalhos árduos. A crise de ansiedade me presenteou com medos e vergonhas irracionais. Eu vi minha saúde escorrendo pelas mãos, fiz uma cirurgia pela primeira vez na vida, fui internada por duas semanas com uma infecção bacteriana renal que me renderam muita febre, muita dor e muito nojo pela culinária francesa hospitalar. Ah, descobri também que tenho endometriose! Além disso me despedi de um grande amor, daquele tipo que você ache que será para a vida inteira e eu sangrei! Como eu sangrei! Achei que nunca mais iria encontrar amor! Senti na pele o que é ser invisível pelos coleguinhas de classe e posso afirmar que não foi NADA legal.
Foram todos dias muito difíceis e que eu achei não seria capaz de passar, me perdi, perdi meu chão, minha paz mas no final me achei e também achei algo chamado 'amor próprio'.

Mas nem só de coisas ruins meu ano se resumiu, eu fiz coisas maravilhosas, inesquecíveis e que eu achei que eu nunca faria na minha vida.

Sobre meus momentos bons: eu vou começar falando das minhas viagens, apesar da grana curta eu viajei muito. Além de ter desbravado Grenoble, eu passei por Paris, Lyon, Annecy, Chambery, Nice, Milão, Florença, Pisa, Lucca, Gênova, Amsterdam e Texel. Foram muitos quilômetros rodados e a grande maioria de carona ou ônibus que eu contarei em outro post também. Fiz grandes amigos por lá, franceses, brasileiros, peruanos, venezuelanos, iranianos, etc. Estes mais uma vez me mostraram, assim como em Assis, que quando estamos longe de nossa família o nosso coração encontra pessoas que nos ajudarão como se fossem do mesmo sangue que o nosso. Fica aqui o meu abraço e minha gratidão (Bruna, Hugo, David, João, Milagros, Elie, Amanda, Gabriel, Vinícius, Michael, Hamid, Ivan, Jérémy e Dani). Eu vi neve pela primeira vez, toquei, brinquei, comi e foi muito lindo, brigada David! Eu descobri que era possível amar de novo e que eu merecia ser amada de volta. Eu fiz couchsurfing pela primeira vez na vida em Nice com a minha melhor amiga Mayara em uma viagem muito doida (mais um novo post) e eu ofereci couchsurfing também. Ajudei a cozinhar um jantar de Shabah para MUITOS israelenses que eu nem conhecia. Resgatei uma amizade que tinha ficado perdida lá atrás e achei alguém que tava se ferrando como eu, não é mesmo Jessica? Eu finalmente pude curtir uma amizade fisicamente com a Karla, que me conhecia desde os 15 anos mas que o tempo nunca havia nos deixado aproveitar juntas. Eu fui passear de moto nas montanhas em torno de Grenoble com o Elie e foi uma das experiências mais lindas da minha vida! Por falar em Elie ele também me levou em um bar de vinhos com um sistema muito louco de -degustação-automática-à la carte-. Eu finalmente aprendi a falar francês (com muitas ressalvas hahaha), apresentei muitos trabalhos em francês achando que iria morrer e também aprimorei meu inglês. Eu vi fogo saindo da terra e o usei pra fazer hambúrgueres veganos para os amigos. Eu visitei dois dias seguidos um lago maravilhoso, Lac de Monteynard de um azul/verde que é difícil de descrever e atravessei 'passarelas himalaias' de metros e metros de altitude por cima dele. Reencontrei meu amigo de infância e seu marido, Sinuhe e Geert em belíssimos dias por Amsterdam, acompanhada pelo meu queridinho Hugo e depois partimos para Texel para acampar pela primeira vez nessa fantástica ilha holandesa. Comecei um curso de mergulho, o qual não finalizei mas que está nos planos para ser completado nos próximos meses. Comi e bebi coisas super diferentes. Levei a minha mãezinha linda pra passear na França. Me viciei em chá e café. E ri até a barriga doer, muitas vezes por sinal, com a minha irmã grenobloise/brasileira/vendedora de tapioca Bruna.

Foi um ano lindo, triste, doido, engraçado, de muito conhecimento, de empoderamento e que me deram certeza de que eu posso lutar e ser feliz.

Estou ansiosa para ver o que virá por aí no meu segundo ano.

E um grande obrigada aos meus pais que trabalham tanto pra me ajudar por lá.

Fiquem com uma fotinho da vista da minha residência em Grenoble


6 comentários:

  1. Ahhhh <3 irmazinha VENDEDORA DE TAPIOCA AHAHAHAHHA
    Nao foi um ano perdido, mas agora com a cabeça no lugar vc vai conseguir passar por isso numa boa ^^
    Amo vc sua linda, olha quanta coisa deu pra fazer! É maravilhoso o quanto a gente pode mudar em tao pouco tempo!
    Como vc mesma diz: é só sucesso ahah

    ResponderExcluir
  2. Experiência maravilhosa. Tudo o que acontece, bom ou ruim, na nossa vida é para o nosso crescimento. Na hora pode ser difícil ou muito maluco mas no final você pode olhar para trás e ver que valeu a pena. Foi muito bom te conhecer, via Facebook e quem sabe um dia pessoalmente. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ju, com certeza! As coisas acontecem por um motivo e com certeza eu aprendi demais durante todos esses meses. Espero encontrá-la por lá, viu?

      Beijão!

      Excluir